JOÃO De PINA LOPES. VIAGENS NACIONAIS &INTERNACIONAIS


VIAGENS NACIONAIS

1959  - CABO VERDE/LISBOA
Navio misto, carga e passageiro,  atingindo 20 nós/hora.
Em Fevereiro de 1959, no 6º ano dos Liceus, alínea "F", embarquei para Metrópole (Portugal), no imponente navio "Ana Mafalda" da Sociedade Geral de Comércio Indústria e Transporte, a fim de continuar os estudos, com o objetivo de cursar medicina Porém, adversidades diversas, entre os quais a mobilização para guerra do Ultramar, desisti do meu sonho e fui para um curso médio (1º Agente Técnico de Engenharia e depois Regente Agrícola), para livrar de ser mobilizado para curso de Oficiais Miliciano.

 Fev. 1959- Chegada a Lisboa, desembarque no cais de Alcântara, encontrando-se com D. Arlinda Bento Marques, que conduziu-me para  sua residência na Rua Francisco Metrass nº 3, 2º andar Esq. à frente da Igreja de São Condestável.

 Alguns aspetos interessantes de Lisboa:

Lisboa - é a capital de Portugal e a cidade mais populosa do país.  Na Área Metropolitana de Lisboa, residem 2 821 697 pessoas (2011), sendo por isso a maior e mais populosa área metropolitana do país. Lisboa é o centro político de Portugal, sede do Governo e da residência do chefe de Estado.
 É o "farol da lusofonia" (Daus): a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) tem a sua sede na cidade. É ainda a capital mais a ocidente do continente europeu na costa atlântica.
O estatuto administrativo da cidade foi originalmente concedido pelo ditador Júlio César enquanto município romano. O imperador acrescentou orgulhosamente à palavra “Olisipo”, que deu origem ao nome de Lisboa, a designação "Felicidade Júlia" (Felicitas Julia), em sua memória.

A freguesia da Estrela inclui um dos parques mais famosos e antigos da capital, o Jardim da Estrela, que foi criado há mais de 100 anos, e foi inspirado pelo Hyde Park, em Londres. A Basílica da Estrela, com um estilo Barroco-Neoclássico, é a principal atracção desta zona da cidade. A Assembleia da República e o Cemitério dos Prazeres, são também outros dois pontos importantes da cidade, que se localizam neste zona da cidade.

====================================
1959/1960 - Residente na Rua da Bela Vista à Lapa, nº 33.1º andar. Lisboa.
Prepração para a candidatura de exame de admissão ao curso de Agente Técnico de Engenharia - Electrotecnia e Máquinas - sita na Rua Buenos Aires, freguesia da Lapa, atrás da Basílica da Estrela.
No parque, considerado, mais famoso da capital - Jardim da Estrela, passei muito tempo quer no passeio,  quer nos estudos, no pequeno café aí existente.

Por incompatibilidades com o professor de matemáticas, Engº Paiva e Pona, desisti  deste curso e fui para Escola de Regentes  Agrícolas.

1960/1963 -  Escolas de Regentes Agrícolas :

1960/1961 -  (Nov) E.R.A. Coimbra.

Deixando Lisboa aonde pretendia cursar Agente Técnico de Engenharia na especialidade de Electrotecnia e Máquinas, por divergência com o Prof. Paiva e Pona, num exame de matemática, resolveu rumar para a Escola de  Regentes  Agrícolas, solicitando a Sua Escelência o Ministro de Educação (Francisco de Palma  Leite Pinto -1965/1961), a mudança do curso.

Secretaria  e Edifício escolar  (década 50)

Frequentei de Novembro de 1960 a Julho de 1961, as disciplinas do DT (Disciplinas Técnicas), com aproveitamento, transitando para o 4º ano do curso.







1962/1964 - E. R. A. Santarém.

 Frequentei de 1961/62 e 1962/1963, as disciplinas do 3º e 4º ano do curso, com aproveitamento, tendo concluído a parte académica na 2ª época de 1963( Zootecnia), aguardando vaga para fazer estágio na MEAU (Missão dos Estudos Agronómicos do Ultramar), em orizicultura, com  indicação para ribeira de La Cló, província ultramarina de Timor.
Nota : Não se concretizou, acabei por ir para Angola

1964 - LISBOA/ANGOLA Ex-Estado Português)


Frontispício da tese, elaborado em 180 dias










1964.  FEVº - A minha 1ª travessia do Equador (sem batismo)

A caminho de Angola a fim de fazer o tirocínio do curso de Regente , para obtenção do Diploma, cruzei o equador e atlântico sul, neste magnífico barco (Principe Pefeito), acompanhado do colega Moreno de Oliveira
 Tendo permanecido no Huambo 180 dias, elaborei o meu trabalho de Tirocínio, nos Institutos dos Cereais (ICA) e Investigação Agronómica (IIAA) de Angola,   
Com o  titulo    " A Cultura e Tecnologia do Tabaco" e " Alguns Coleópteros Encontrados no Milho Armazenado no Planalto Central".  Regressado a Metrópole (Paquete Infante D. Henrique), apresentei o trabalho e em 22 de Outubro do mesmo ano, obtive a classificação de 16 valores, ficando com o Diploma do Curso com 14 valores.

1964/1965 -  CABO VERDE - LISBOA- SÃO VICENTE/FOGO . FOGO - PRAIA - LISBOA

Dezembro/64 e Março/1965 - Retorno a Cabo Verde/Regresso  a Metrópole - aproveitando o pós curso, com o objectivo de visitar e  trazer meu querido  filho César, a família, amigos,  a minha adorada Djarfogo.
Preparar para o enlace matrimonial (por procuração a 20.02.1965), ainda, aguardando  para assinar o contrato com o ICA (instituto dos Cereais de  Angola) a fim de  regressar a Angola e  iniciar a  carreira profissional.
Paquete India da Cª Nacional de Navegação
-----------------------------------------

1966 . Lisboa  - Luanda - Guia nº 33/196 de 3 de Janeiro, processo nº 33 554: 
____________

1970 - Lubango-Luanda- Lisboa/ Lisboa - N. York  EUA -»  Lisboa - -» Luanda. 


1970 - Novembro: Lisboa- Luanda-Lubango  (Regresso da Licença Graciosa)

Acompanhado da filhinha Natalina de 4 anos ....

1971 -  E.R.A. Tchivinguiro. Preparação como aluno externo a exames do curso complementar. 
Escola de Regentes Agrícolas 
Dr. Francisco Vieira Machado.


Conclui nesta Escola, em Outubro de 1971, o 6º  Ano do Curso Complementar (ao Curso de Regentes Agrícolas), com a classificação final de     14 (catorze) valores . Certidão nº 172  de 8.10.1971, Rreq.to nº 664.


 Assinado: Carlos Alexandrino dos Santos Dantas, Chefe da Secretaria.

1971/1972 - HUAMBO :  E.G.U.A. ( Estudos Gerais Universitários de Angola) - Nova Lisboa - Huambo - Chianga.

Ingressei no 1º ano de Agronomia nos E. G. U. A - com frequência e transição para o 2º ano. Por motivos de ordem logística e familiar regressei de novo à Humpata/Lubango.
______________________________

1972/1975 - E.R.A. Tchivinguiro - Professor Eventual da Escola de Regentes Agrícolas do Tchivinguiro  e  Responsável Técnico pelos núcleos de   Chão da Chela e Bruco  (Out/1972 a 01 de Nov/1975) - Huila.        
 1992/200  - IMAT (Instituto Médio Agrário de Tchivinguiro)  (ex ERAT) -  Gestor Técnico da CESO CI - Consultores Internacionais, S.A. - Programa da U.E.  Reabilitação do  instituto Médio Agrário de Tchivinguiro - Projeto nº 7.ACP.ANG.061 (19.Ago.1999 a 01.Nov.2000). Huíla, Angola.

 «««««««««««««««««««««««««««««««««««»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
VIAGENS INTERNACIONAIS

I - EUROPA

1962- ESPANHA -Madrid

Em 1962   no Lusitânia expresso , tomado em Santa Apolónia rumo a Madrid, com permanência de 3 dias, visitando várias instituições, praças e monumentos.



1965  -  FRANÇA - Paris

Visita relâmpago  para  conhecer a cidade Luz, antes de seguir  para Angola a fim de iniciar a carreira profissional.

Durante uma semana visitei os locais mais emblemáticos de Paris e arredores nomeadamente: Torre Eiffel, Montmarte, Lido, Igreja da Madeleine, Sacré Couer, Museu de Cera, Museu de Louvre, Bosque de Bolonha, e Palácio de Versailles.












I I - ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA DO NORTE


 1970 - Setembro -  Angola/Portugal/EUA /Regresso Portugal Angola, via Mont Real . (Visita primo Olegário).

Tos e familiares- Connecticut,Rhode Island e Boston:

- Lubango, Luanda, Lisboa, Nova York, Bridgeport, Rhode Island e Massachusetts.  -  Massachusetts, R.  Island, Bridgeport, N. York. Lisboa, Luanda, Lobito, Huambo (Nova Lisboa), Lubango (Humpata).

 1. Em Bridgeport - 40 Campbel  Road   247 Lexington Av.
Visita aos:
 Tios Caesar & Eduardo de Pina e familiares, nomeadamente prima Terry Sany, Boy, Aldina etc....
Deslocação  ao Cornell and Itaca University em visita a fim de consolidar estudos e trabalhos sobre pomóideas, em estudo e ensaios no Planalto da Humpata. IIAA. Angola, nomeadamente poda longa em macieiras e porta enxertos ananicantes.

2. Rhode Island :
 Visita ao Tio Mateus Lopes e familiares.

3. Boston:                                 
   Primos e familiares
----------------------------------------------------------------------------------   


III -  ÁFRICA

1986 - LISBOA - MARROCOS

20.08.1986 -  Lisboa - Aiamonte/Algeciras/Ceuta (Espanha) - Tanger (Marrocos)  e Regresso.



IV - ANGOLA - 1986/87 - PROJECTO  (UNO/ANG/001/UNE) 

  LISBOA - ROMA  LUANDA- LUBANGO - CABO VERDE (Via S. Tomé/Bissau)- LISBOA.


 A convite da ONU/FAO  -   Como Técnico Vulgarizador/Formador do Programa de Desenvolvimento da  ONU/PNUD. FAO. Matala/Capelongo- Huila . Angola.

Carta abonatória  do Representante da FAO em Angola . Mr. Eshetu


Regresso a Portugal, via São Tomé e Cabo Verde

Acompanhado da Palmira a fim de conhecer as Ilhas de Sal, Santiago e Fogo. 

____________________________________
V - 1989/1991 - REPUBLICA DA GUINÉ (CONAKRY)

Portugal - A convite da PARTEX/CEE; 

Como consultor  Agro Economista do Programa de Desenvolvimento Rural da Guiné Marítima. Desempenhou as funções de:  Programação, Extensão, Formação, Gestão e Crédito Rural - (CEE/LOMÉ  III).

1989 - 14/15 de Abril - Lisboa Bruxelas/Conakry.



Regresso a Portugal
__________________________________________


1997 -16 de JUL. 6 de AGO . - Visita a  Cabo Verde, a fim de festejar o meu 60º aniversário, acompanhado da Palmira, visitando Santiago, Fogo, São Vicente, Santo Antão, Boa Vista, Maio  e Sal.

25 de Julho - Na Achada Espinho festejando o meu 60 aniversário rodeado dos primos, primas, e uma visita mui especial do José Baptista - "djédjé di Tútú", acompanhado de duas amigas italianas. O lanche foi generosamente preparado pela Palmira consubstanciado pelos doces e salgados da prima Maria Augusta, esposa do primo Orlando Socorro Lopes Araújo.
______________________________________________
VI  -1999/ 2000  - ANGOLA   - PROJECTO Nº 7 ACP.ANG. 061

 A convite da C.E./CESO  (consultores Internacionais CRL)
                            Como Técnico Vulgarizador/Formador do Programa de Desenvolvimento.      
  
 14/07/1999 -  LISBOA -  LUANDA  VOO TP 1219

Passaporte nº F 200771 - Visto ordinário nº 5014/111/99, válido para duas entradas e um  total de permanência de 30 dias. Consulado da República de Angola, em Lisboa 199-07-07.
                

Partida  pelas 23 H., Chegada a Luanda 15.07.1999 pelas 07H30. Recepção no aeroporto pelo Ministério do Plano e Comunidade Europeia, transporte e alojamento no Hotel Tivoli.

                  
16/07 - Luanda Lubango Voo 61M30 

 Saída 07h30, na Companhia  SAL (Soc. de Aviação Ligeira Ldª),com paragem Benguela, duração 2 horas.  Depois rumamos a sul em direção a Lubango a cerca de 360 km, via terrestre e  261 km por via aérea, contornando o maravilhoso Cristo Rei (o terceiro, depois de Lisboa e Rio de Janeiro), com a maravilhosa sensação de regresso à casa, após 24 anos de ausência, onde dediquei o meu esforço e trabalho na Investigação (Centro de Estudos da Humpata) e Ensino (Escola de Regentes Agrícolas do Tchivinguiro).
 Decorridos cerca de 50 minutos, eis que aterramos no aeroporto do Lubango. Recepção  pela Equipa Técnica da SESO:  Director e Chefe do Projecto Engºs  Ilídio Lourenço e Luís Pires. 

Instalação nas Organizações Amigo, à entrada do Lubango.

16/07  a 18/08  Estadia no Lubango e deslocação a Tchivinguiro , apoiado pelo Dr.      Carlos Chambel Lopes  (Economista  do Projeto).                                                                                                                                                                                                                                    
19/08- Fixação no Tchivinguiro 
 Atividades in situ: 19.08 a 19.12.1999  e  07.02 a 01.11.2000.        

           
Elenco técnico do IMAT - Instituto Médio Agrário do Tchivinguiro:
Chefe da Missão Engº Agrónomo Luís Pires, Dr. Carlos Chambel (economista) e João Lopes (Engº Tec. Agrário).  

Técnicos Locais:  Engº Biólogo Sapalalo, Engº Agrónomo Tchindandala (Homólogo); Mário Lungo... Levy (Pecuária), Prof. Ana Maria (Cordenadora da Educação)
                                                     

««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««



2002 - Visita  a Cabo Verde - Entrada 20.07 e saída  02.08.2002.

A fim de festejar as minhas 65 primaveras.








                                                                  "Passadinha ", passarinha de pena azul.   Halcyon leucocephala  (Guarda Rios)

2003- Visita  à Espanha- Benidorm. 

 Cidade turística à beira mar situada na costa leste da Espanha, parte da famosa região da Costa Blanca da província de Valência

Setembro 3, Eu e Palmira,, a estrear o Peugeot 307, matrícula  49-38VH,De manhãzinha aos 3387 kms, acompanhados da cunhada Perpétua Cipriano, entrada em Caia aos 3647km (percorridos262km), paragem para "piquenique" aos 3877kms. Pernoita em Albacete.
Setembro 4.  Pelas 10,30h, percorridos 1043,5 km, aos 4196 partimos em direcção a Benidorm. onde permanecemos até o dia 9 de Setembro, visitando: Município de Dénia (província de Alicante), Valencia, cidade portuária na costa sudeste da Espanha, onde o rio Túria encontra o mar mediterrâneo. Passeio de barco à Ilha  que fica frente de Benidorm.
Setembro 9, Saída de Benidorm para Fonte Grada.      Pelas 8,03 h (Local) aos  4822 k em direção a Aiamonte,  município raiano na província de  Huelva  (5610km), entramos em Portugal em direcção a Torres Vedras e, eis  que à tardinha entramos no Casal Tira Bicos aos 5975 km.   [Benidorm-Fonte Grada =1153 km): Total de kms  2588 .                                                                                                                                                                                          
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
Excursão noturna (a dançar com jovens Belgas)
2004(3.10  a  10.10) :VISITA À  TUNISIA  

Viagem à Tunísia: Air Luxor S.A:  (GRANTUR) 213504600

 Lisboa – Djerba-  LK2061 02/10/2004 - 22h00

Djerba – Lisboa -LK2062-  10/10/2004 -
02h00



Hammamet - Instalados no resort  Nartess - Djerba.




Piscinas no resort Nartess













"A Tunísia é o país que lhe propomos conhecer .Os brancos e azuis das suas casas e janelas; o verde e o ocre das paisagens do Grande Sul; as suas gentes, de vestes coloridas, mulheres de rosto velado e tatuagens enigmáticas, homens de djelaba e turbante… e claro está, praias Mediterrânicas!
Um local que desperta os nossos sentidos para as cores, os odores, os sons e os sabores." ________________

Djerba, Jerba ou Yerba (em árabe: جربة; transl.: Ǧirba ou Jarbah), também chamada no passado Gerba, Girba, ou, em espanhol, Los Gelves, é uma ilha situada na costa mediterrânica do sul da Tunísia, com 514 km² de área.[1] É a maior ilha costeira do Norte de África e situa-se a sudeste do golfo de Gabès,[nt 1] barrando a entrada do golfo de Boughrara. Tem cerca de 20 por 25 km e 150 km de costa.



Paisagem tipica e mesquita





Matmatha - casa troglodita

Matmata é uma aldeia berbere do sul da Tunísia, famosa pelas suas tradicionais casas trogloditas escavadas na rocha, muitas delas ainda em uso. A aldeia encontra-se a 40 km a sudoeste de Gabès, a capital provincial. 


Em 2004, a ilha tinha 139 517 habitantes.  Souk, a capital e única verdadeira cidade,[nt 2] tinha então 44 555 habitantes.[2]
Segundo a lenda, Djerba foi visitada por Ulisses. Os cartagineses tiveram ali diversos entrepostos comerciais, os romanos fundaram várias cidades e desenvolveram a agricultura e o comércio portuário. Passou depois pelo domínio dos vândalos e dos bizantinos antes de ser uma possessão árabe

Desde os anos 1960 que é um destino turístico popular, pelas suas praias que alguns consideram as melhores do Mediterrâneo.[4] Apresenta algumas características culturais únicas na Tunísia, como o facto duma parte da população ser ibadita, de ser um dos últimos locais onde ainda se fala berbere na Tunísia, da presença outrora importante duma comunidade judaica





V- ÁSIA -1998 

12/13 . LISBOA, LONDRES, HONG  KONG, MACAU, 

Hong Kong vista geral




14. Nov 1998 - Macau: a convite da nossa amiga Isabel Pacheco e seu simpático filho Manuel Campos, que nos foi receber em Hongkonkg, proporcionando-nos umas magnificas e imemoráveis estadia.

Macau ((15 km²). Situa-se na costa meridional da República Popular da China, a oeste da foz do rio das Pérolas e a leste de Hong Kong (cerca de 60 km) Faz fronteira a norte e a oeste com a Zona Económica Especial de Zhuhai, logo é adjacente à província de Guangdong.


  Macau foi colonizada e administrada por Portugal durante mais de 400 anos e é considerada o primeiro entreposto, bem como a última colónia europeia na Ásia. ) O seu nome português (Macau) parece ter origem num dos primeiros locais de desembarque dos navegadores portugueses, a Baía de A-Má em cantonês, "A-Ma Kong"), nome esse que se deve à existência nessa baía de um templo em homenagem à deusa A-Má. A-Ma Gao se tornaria, Amacao, Macao e, por fim, Macau. 


É uma das regiões administrativas especiais da República Popular da China desde 20 de dezembro de 1999,  é constituída pela península de Macau e por duas ilhasTaipa e Coloane  .  Após a ligação feita por meio de um aterro, o istmo de Cotai, Macau   ficou com a superfície total de 28,6 km².

   
                                                                                 Resto de catedral de S. Paulo após                                                                                  o incêndio de 1835      

                                                                   Templo da Deusa A-Má                                                                      









16/19 Nov. - MACAU/ TAILÂNDIA (Bangkok)   



Narai  Hotel.  (Encontra-se a 24 km do Aeroporto Suvarnabhumi). - Estadia de 16 a 19 de Nov.1998

Bangkok "Cidade dos Anjos",  a capital conhecida  pelos santuários ornamentados, é uma mistura de arranha-céus,  templos lendários , mercados peculiares e pela animada vida urbana.  O famoso rio Chao Phraya ,repleto de barcos, abastece a rede dos canais, passando pelo distrito real de Rattanakosin, onde fica o opulento grande Palácio e  o seu sagrado templo Wat Phra  Kaew, é o templo que acomoda o icónico Buda de Esmeralda, esculpido em jade.
 Nas proximidades, fica o templo Wat Pho, que conta com um enorme Buda reclinado, com mais de 40 metros de comprimento e cerca de 15m de altura, todo coberto por folhas de ouro .     
 Na margem oposta, encontra-se o Templo Wat Arun "Templo do Amanhecer", com uma escadaria ingreme e um pináculo em estilo Khmer.                                                                                                                     




19 /23 Nov . - Macau - Zhuhai (China)REGRESSO a PORTUGAL (Via Londres)

Zhuhai (China) - Uma rápida visita à visinha cidade , a fim de conhecer e fazer umas compras.

o






»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

2010. [13 a 20 de Outubro]- VISITA À TURQUA - A PÉROLA DO MUNDO 





Dia 13. Lisboa/ Antália (Turquia)- Via aérea , Sky Airlines .
Voo  SHT662. Partida: 18H40 (3ª feira) - Porta 44 - lugar 27 C e B - (LOPES, JOÃO . PALMIRA).

Chegada 01H25 (4ª feira) . Alojamento no Crystal Hotels  ***** (RESORT & SPA).

Dias 14 a 17 ( 5ª  a Dom.) - Antálya/ Capadocia. Via terrestre (Motorista Mohamede)



Dias 17 a 20 ( Dom. a 4ª )  - Capadócia/Antalya (Riviera Turca). Via terrestre.


Foto do Autor 
Dia 20Out  14h30 - 17,40 -  Antalya - Lisboa  (4ªfeira) - Via aérea , Sky Airlines
                           Nota; dif. horária  2 horas.

ANTÁLYA - RIVIERA TURCA                             
Foto do autor JL.




Guia Mr. Ramezi . Foto do autor, feito pela Palmira








Cataratas de Düden (em turco: Düden Şelalesi ou Karpuzkaldıran Şelalesi, significando este último "cataratas que transportam melancias") 
O rio Düden, um dos principais do sul da Anatólia, tem várias quedas de água, mas as mais visitadas são as quedas no alto de uma falésia de cerca de 40 metros de altura e que ficam a cerca de 12 km a nordeste de Antalya.


Antalya - Riviera turca. Foto do autor

 A água do rio Düden cai diretamente no mar Mediterrâneo, num espetáculo considerado por muitos como deslumbrante.



Foto do autor (feito pela cunhada Perpétua)










Aspendos  - fica a 7 km do centro da cidade de Serik e a 40 km da moderna cidade de Antalya, na  região de Pamphylia.


Teatro romano, mandado construir por Marco Aurélio em 180 aC, com 12.000 lugares, bem conservados, continuando a acolher concertos e manifestações culturais. 

De notar que os assentos em pedra, tem nomes gravados daqueles que os tinham como reservados. 








_________________________________________________________________
                                                                                                                                                                   2012 - Férias em Albufeira . Algarve.

25 de Julho - Marina - Vila Moura. Almoço  no News Cafe,  servida pela simpática jovem Maria João.
À noite, jantar no casino de Vila Moura, festejando o meu 75º aniversário.







26 de Julho - Vila Nova de Portimão - Almoço  e passeio às grutas, no famoso barco flutuante - Restaurante Rivolé - PM 253 AC. (917 521 948).











2013- Albufeira - 23.11.2013 a 30.11.2013 - 
Férias no Hotel  Luna Alpinus.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

JOÃO De PINA LOPES. FRUTOS TROPICAIS

JOÃO De PINA LOPES - ASCENDENTES LINHA PATERNAe

JOÃO De PINA LOPES . Ascendêntes/Descendentes - Avó Materna. Maria de Pina