JOÃO De PINA LOPES. FRUTOS TROPICAIS

1. TAMARINDO ( em Português tâmara da India)


 Planta- Tamarindeiro, tamarineiro....


Tamarindus é um género botânico pertencente à família Fabaceae. É um género monotípico, tendo apenas uma espécie. Tamarindus indica, L

A árvore pode atingir a altura de cerca de 30 metros. Originário das savanas  africanas, embora seja cultivado principalmente na India.

Introduzida no brasil, o fruto é bastante consumido no Norte e Nordeste.

O tamarindeiro é considerado uma árvore de multiuso. é uma fonte de madeira, de fruta, de sementes, de forragem animal, de extratos medicinais e potenciais componentes industriais.

«««««««««««««««««««««««««««««

2. Figos da Figueira da India : Opuntia ficus-indica, ( L) Mill

E, ainda, possui um monte de nomes conhecidos pelos populares de cada região onde a espécies está presente.

Eles são:  Figueira-da-índia, Tabaibeira, Figo-do-diabo, Figo-da-Índia, Piteira, Tuna, Figueira-tuna, Palma, Figueira-da-barbária, Figueira-do-inferno, Palma-gigante, Palma-graúda, Palma-da-índia, Palma-grande, Palmatória, Palma-redonda, Palma-santa, Palma-sem-espinho, Palma-azeda, Cactus-burbank, Figueira-moura, Tabaibo, Tuna-de-castilha


Opuntia ficus indica (L) Mill

Opuntia robusta, H. Wenland ex Pfiffer


Frutos amarelos
produzidos no Casal  Tira  Bicos - Fonte Grada-  Agosto/Set. 2012.

O fruto vermelho (fuccia), colhido em Outubro de 2016



Em Cabo Verde (minha terra natal) -  é conhecido por Tabaibo e Figueira de Inferno.


___________________________________________ Zabunda ou Datura - Planta altamente venenosa. Muito cuidado  !!!! ............                                                                     Datura/Zabumba - Brugmansia suaveolens
       

Nota :    Todavia, existe outra planta designada figueira do inferno, que é uma solanaceae, Datura stramonium, que não tem nada a ver com o tabaibo.

  • Eis algumas imagens, nomes populares e propriedades: Datura.

Figueira-do-inferno; Castanheiro-do-diabo; Erva-do-diabo; Erva-dos-bruxos; Erva-dos-mágicos; Estramónio; Figueira-brava; Pomo- espinhoso*

Planta venenosa, mas com propriedades medicinais:
Anticolinérgicos, antiasmática, calmante.


.
____________________________________________________________

Modo d descascar o fruto



Frutos vermelhos
Fruto descascado


Modo d descascar o fruto



Confeção da compota






Deixo mais uma dica que encontrei no : Jardim de Pedra jardimdepedra.blogspot.

Hoje vou ensinar-vos a descascar e comer tabaibos, frutos de um cacto silvestre que abunda ainda em muitas zonas da Madeira.



 Cuidado, pois a casca tem picos muito pequenos, que se espetam na pele.
A primeira coisa a fazer, quando apanhamos os tabaibos, é varrê-los em água corrente, rolando-os bem com a vassoura, de modo a eliminar a maior parte dos espinhos.
 Quando são vendidos no mercado ou na rua, já costumam vir com menos espinhos, mas existem sempre alguns.
 O melhor é agarrá-los com qualquer coisa resistente. Podem ser luvas grossas, um bocado de papel bem dobrado, enfim, qualquer coisa que vos permita agarrar no fruto sem serem picados pelos espinhos. Se utilizarem um garfo para fazer todo o processo, é ainda melhor. É uma questão de apanhar o jeito.

Dá-se um corte horizontal nas partes inferior e superior e outro na vertical. Abre-se a casca, agarra-se no fruto até se desprender da casca. O melhor é passar por água corrente, pois podem ter ido espinhos para o fruto.











                                                                                                                                                                                                            
Nota Cuidado com seu consumo exagerado, pois os frutos contêm muitas sementes e podem provocar obstipação.

«««««««««««««««««««««««
3.       ALOÉS: barbadensis e arborescens

A designação Aloe  tem origem no árabe, alloe, que significa amargo; O nome da espécie, arborescens, tem origem no latim e significa “com a forma de uma árvore”; 

·       Aloé Vera – A princesa da naturesa
·       Vamos desmistificar o nome desta planta que, erradamente, por motivos de marketing, é conhecida por -  ”Aloé Vera”.
·       Cientificamente, esta designação não existe.
·       Então, seja-me permitido, vamos corrigir esta errada expressão, embora sabemos que estamos a combater o milionário marketing sobre esta planta.
·       Entendemos que a verdade deverá ser reposta.
·        Expliquemo-nos:
·       'vera' quer dizer 'verdadeira' e tem sido este o nome dado à variedade Aloé barbadensis (Aloé Vera).
·       Pelos enganosos e errados motivos, tentaremos esclarecer, pela descrição sumária que, a seguir, identificaremos  uma e outra variedade da Aloés.




Nome comum
Nome botânico
Familia
Obs:
Aloé Vera
de flores amarelas
Aloe Barbadensis,
 Miller


Asphodelaceas.
Planta mais vendida no mundo. Contém + de 75 nutrientes, 200 componentes ativos, 20 minerais, 18 aminoácidos e 12 vitaminas.
Aloé  de Natal
 de flores vermelhas, laranjas ou amarelas
Aloé Arborescens,
 Mill

 É uma  espécie de aloé ,  e  é considerada tão rica em princípios ativos quanto sua “prima”  Aloe vera, a babosa medicinal

“O ALOE ARBORESCENS É 200% MAIS RICO EM PROPRIEDADES MEDICINAIS QUE O ALOE VERA (BARBADENSIS).” -  (INSTITUTO PALATINI, DE SALZANO, VENEZA, ITÁLIA)

·      Aloé Vera - Aloe Barbadensis Miller
·         A Aloe barbadensis Miller, ou aloe vera, pertence à família Liliaceae (lírio).
·          Tem dois nomes científicos em razão da confusão relacionada a suas origens.
·         De acordo com a Universidade Wilkes, o nome Aloe barbadensis não descreve muito bem a planta, porque ela não vem de Barbados. Na realidade, muitos acreditam que ela é originária do Norte da África ou do Mediterrâneo.
·          
É uma planta exótica da família das Asphodelaceas.
Habitat e distribuição.
A Aloe Vera  - barbadensis , Miller - é um arbusto perene,de folha grande e flor amarela que cresce em qualquer tipo de solo, preferindo terrenos leves e arenosos.
 Originário da África Oriental e do Sul, e da Ásia.
Encontra-se aclimatado em todo o mundo, preferindo clima quente e húmido.
Muito cultivado nas costas da Venezuela e nas zonas subtropicais dos EUA, principalmente para a produção do gel de Aloe vera. Também é cultivado em Portugal.

·      Aloé Arborescens, Mill

É uma espécie de aloé, pertencente à família Xanthorrhoeaceae.

Apesar de arborescens significar "com a forma de uma árvore", nunca assume o formato de uma árvore.  Seu porte é arbustivo, atingindo de 0,5 a 3 metros de altura.
O caule é ramificado e com base lenhosa. As folhas  apresentam –se dispostas em roseta e são longas, carnosas, de cor verde azulada e com bordos denteados por espinhos agudos.
A floração dá-se  no inverno, por isso  é também conhecida como aloé de Natal, despontando inflorescências, do tipo rácemo, altas, eretas e muito vistosas. com numerosas flores vermelhas, laranjas ou amarelas, tubulares e bastante atrativas para beija-flores e abelhas.
Os frutos são do tipo cápsula.
 Quando cortadas, as folhas revelam uma seiva transparente, como um gel.
É indicada especialmente para jardins rochosos ou áridos, em composições com catos e outras suculentas, e para cercas vivas defensivas.
Esta suculenta planta também não pode faltar no jardim de ervas medicinais, pois é uma eficiente e rápida opção para o tratamento de queimaduras, irritações e abrasões da pele, isso sem considerar todas as suas outras propriedades terapêuticas e cosméticas e também de uso na culinária.

 Seu crescimento é moderado a rápido e necessita de pouca manutenção e cuidados, sendo uma boa opção para jardineiros iniciantes.

Cuidado: a babosa pode ser alergénica para algumas pessoas e sua ingestão não é recomendada sem supervisão médica.
Deve ser cultivada sob sol pleno ou meia-sombra, em solo bem drenável, leve, enriquecido com matéria orgânica e irrigado a intervalos regulares. A babosa é extremamente rústica e capaz de tolerar condições extremas como estiagem, solos inférteis, altitude elevada, frio, variações bruscas de temperatura e ventos. Adapta-se a uma ampla faixa climática, desde regiões subtropicais até equatoriais. Não resiste a geadas fortes. Multiplica-se por separação das mudas formadas entorno da planta mãe, assim como estaquia de folhas ou caule e, mais raramente, por sementes postas a germinar na primavera.

·       Esta provavelmente é a espécie de maior distribuição no continente africano, existindo desde o Cabo até ao norte de África,  crescendo em locais que vão desde o nível do mar até grande altitudes montanhosas.
·       É uma espécie muito cultivada, sobretudo em jardins ou bermas de estrada, devido ao tamanho que atinge e ao diâmetro da sua rosácea simples (1,5 metros) que o leva a ser difícil de ter em vasos ou dentro de casa. No entanto, como todos os aloes, sabe-se adaptar ao tipo de terreno e à luz e água disponíveis.
Então a desmitificação:
Aloé Vera  - as grandes multinacionais, incorporam-na nos seus produtos com marketing milionário.
Ganham milhões , porque as pessoas acreditam que estão a adquirir  o produto recomendado pelo Frei  brasileiro Romano Zago que utilizou o  Aloé Arborescens, vendendo o "gato por lebre". 
Destacamos, entre muitos exemplos, os seguintes:
Ø Do  - Dr. Aldo Facetti: “Quanto às propriedades medicinais, fruto de minhas análises, garanto que a barbadensis, a mais usada pela indústria por ter mais quantidade de gel, apresenta uns 25% do princípio activo contra o cancro, enquanto a arborescens, o possui em 70%.” 

Ø Do - Instituto Palatini, de Salzano, Veneza, afirma:
              “A arborescens é 200% mais rica em propriedades  
               medicinais que  barbadensis.”

Concluindo : As diferentes percentagens relativas, que as fontes informam a grande diferença de benefícios para a saúde que estas variedades da Aloés proporcionam,
 podemos inferir  os muitos equívocos, pelo que são muitas as pessoas que não obtiveram o êxito tão esperado com esta planta maravilhosa, da qual existem cerca de duzentas variedades,  apenas três  ou  quatro  possuem propriedades curativas e medicinais realmente significativas  – além das duas mencionadas,  acrescentamos a Aloe succotrina ,All  e  Aloe ferox,  Mill ( sendo esta muito usada no Brasil) .

O ALOE ARBORESCENS É 200% IS RICO EM PROPRIEDADES MEDICINAIS QUE O ZANO, VENEZA, ITÁLIA)


Medicinal:

·         Indicações: afecções da pele e anexos, reumatismo, úlceras, anemia, prisão de ventre, verminose, câncer, AIDS, imunodepressão, infecções respiratórias
·         Propriedades: laxante, antiinflamatória, antibiótica, antiviral, anticârcinogênica, cicatrizante, antipruriginosa, hidratante, tônica, estimulante, anti-helmíntica, emenagoga, emoliente
·         Partes Utilizadas: folhas, seiva
·         Efeitos secundários e Benefícios:
·         Provavelmente vai experimentar um intestino solto, até mesmo diarreia, vómitos ou dores de cabeça durante os primeiros dois ou três dias. Estes podem ser os efeitos colaterais, todavia, Romano Zago destaca, e nós confirmamos, que tal situação não deve assustar ninguém. Eles representam, de facto, a expulsão, a libertação por parte do organismo de substâncias impuras, e quando verificados têm uma duração limitada de 1-3 dias no máximo.
·          
Aloe Vera Barbadensis é uma espécie muito suculenta, e se parece mais com um cactos, mas é de fato membro da família liliáceas parente da cebola, alho e aspargos. A Aloe alcança a maturidade em 4 anos quando o gel contido dentro de suas folhas, uma espécie de seiva, pode ser preservado e engarrafado para produzir o suco natural da planta.

Habitat e distribuição.
A Aloe Vera é um arbusto perene, cresce em qualquer tipo de solo, mas melhor adaptado aos terrenos leves e arenosos. Originário da África Orienta e do Sul, e da Ásia. Encontra-se aclimatado em todo o mundo, preferindo clima quente e húmido. Muito cultivado nas costas da Venezuela e nas zonas subtropicais dos EUA, principalmente para a produção do gel de Aloe vera. Também é cultivado em Portugal

«««««««««««««««««««««««««



4. MANIPRO (Cabo Verde. Ilha do Fogo) = Ceriguela, Seriguela ou Siringela

Manipro, árvore frondosa, resistente às secas, existente na propriedade dos meus antepassados (Linha dos Sacramento Monteiro), na capela de Pico Pires,* freguesia de São Lourenço.  Frutos acridoce, amarelos de sabor agradável, que saciava a fome dos alunos ,quando vinhamos da escola em Santa Marta ou quando os viajantes regressavam da "Bila", cidade de são Filipe, pese embora, os avisos dos mais velhos que, erradamente ou na ignorância, nos incutiam que eram perigosos porque causavam febres. Julgo que a explicação plausível (opinião pessoal),é que a maturação dos frutos coincidiam com a época de febres no Fogo, sobretudo em Outubro, data do início das aulas.


Também chamada ceriguela ou seriguela.[5][8] é uma árvore da família das anacardiáceas. Esses mesmos nomes também se referem ao seus frutos

Origens e habitat

É uma árvore de porte médio, podendo atingir até sete metros de altura. Originária da América Central e da América do Sul, é bastante comum na Região Nordeste do Brasil.

A ciriguela é nativa do Brasil (cerrado e caatinga), do nível de mar até os 1.200 metros de altitude. Ocorrem exemplares dessa árvore em cidades dos estados brasileiros de Rondônia, Goiás, do Tocantins, do Piauí, do Ceará, de Pernambuco, da Paraíba, do Paraná, do Maranhão, do Rio Grande do Norte, do Rio de Janeiro, de Mato Grosso, de Mato Grosso do Sul, de Minas Gerais, da Bahia, de São Paulo e do Espírito Santo, sendo utilizada no paisagismo. É ainda encontrada em todos os estados da Região Nordeste do Brasil, e há diversos exemplares de cultivos dessa fruta vermelha em chácaras do Distrito Federal brasileiro.[11] A região sul do estado do Ceará é, hoje, o maior produtor de ciriguela do Brasil.[12]

Cultivo

Sua frutificação se dá nos meses de outubro e novembro, sendo colhida entre os meses de dezembro e janeiro. Está adaptada a solos fracos e com baixa pluviosidade. É lavoura permanente e de uso pouco difundido. Não há utilização econômica senão para produção sazonal em pequenas plantações.[13]

A ciriguela dificilmente se propaga por sementes, sendo, geralmente, multiplicada por estacas com trinta a cinquenta centímetros de comprimento e de sete a doze centímetros de diâmetro. A melhor época de plantio das estacas no semiárido nordestino brasileiro compreende, empiricamente, do início do mês de outubro até o início de novembro.[14]

Fruto

É uma drupa elipsoidal de cor amarelada ou mesmo avermelhada quando maduro, com comprimento entre 2,5 e cinco centímetros. Pesa entre quinze e vinte gramas.[10] A camada de polpa é fina, com cerca de três milímetros, com um caroço do tamanho de uma azeitona grande. É parecida com o cajá mas, ao contrário desse, é bastante doce.

O seu consumo é feito de diversas formas, desde natural até na confecção de sucos, sorvetes e doces.

 É rica em carboidratoscálciofósforo e ferro.

 A ciriguela possui, ainda, vitaminas AB e C. É eficaz contra anemiainapetência e diminuição dos glóbulos brancos.

Outra grande vantagem é que ela possui boas quantidades dos minerais cálcio, ferro e fósforo.

A boa notícia é que a seriguela possui poucas calorias e ainda é doce, sendo uma alternativa perfeita para quem quer fugir das sobremesas industrializadas e cheias de açúcar.

 *  Pico Pires.

"O Morgadio de Pico Pires é a mais completa infra-estrutura remanescente de morgadio existente em todo Cabo Verde, é uma infra-estrutura notável e que preserva todas as componentes do antigo morgadio e, não faz sentido, que sendo único na ilha, tendo em conta que o de Cerrado “morreu” e não tem as suas características, importa preserva-lo, disse Rosário, observando que não conhece outra infra-estrutura em Cabo Verde tão rica do ponto de vista de antigas grandes propriedades, como o Morgadio de Pico Pires."

“Tem toda uma história envolvente que vem parar, inclusive no cemitério de baixo”, afirma o activista, indicando que este património deixa de ser apenas um património municipal da ilha e passa a ser da nação cabo-verdiana.

                                                «««««««««««««««««««««««««««««

Comentários

Mensagens populares deste blogue

JOÃO De PINA LOPES - ASCENDENTES LINHA PATERNAe

JOÃO De PINA LOPES . Ascendêntes/Descendentes - Avó Materna. Maria de Pina